Primeiro precisamos entender que o tamanho de mercado de uma empresa é um conceito que ajuda a entender qual o potencial de crescimento dem um negócio, pois existe um limite no qual um negócio pode atingir atuando em um único segmento. Para levantar o tamanho de mercado são considerados fatores como, receita do setor e da categoria, número de consumidores e valor médio das transações financeiras.
Quais as métricas usadas para calcular o tamanho de mercado?
Uma das métricas utilizadas para calcular o tamanho de mercado de um negócio é fazer a soma de todas as receitas das empresas do segmento. Isso é chamado de MarketSize, mas pelo fato de não ser muito específico e ter um número muito grande fica difícil calcular o real tamanho de mercado da empresa apenas com base nesse parâmetro, por isso geralmente são utilizadas outras três métricas: TAM, SAM e SOM.
Vamos entender o que são cada uma delas e como são utilizadas para obter uma maior precisão do tamanho de mercado.
TAM
A sigla vem de Total Addressable Market, ou Mercado Endereçável Total em português, representa apenas a soma das receitas de empresas que estão num mesmo setor e não do segmento inteiro. Por exemplo, no setor de restaurantes isso representaria a soma das receitas de todos os restaurantes e não do segmento de alimentação inteiro, como seria feita pelo MarketSize.
SAM
A sigla vem de Serviceable Addressable Market, ou Mercado Endereçavel Aproveitável, em português é uma métrica que faz parte da TAM e representa a soma das receitas que um negócio poderia atingir atendendo uma categoria específica de um setor. Por exemplo, o setor de fastfood representa uma categoria do segmento do setor de restaurantes.
SOM
A sigla vem de Serviceable Obtainable Market, ou Mercado Alcançável Aproveitável, em português, é uma métrica que leva em consideração fatores como a concorrência, a região e canais de aquisição. Dessa maneira definindo uma representação mais especifica do mercado que um negócio vai fazer parte.
Quais os métodos usados para calcular o tamanho de mercado?
No processo do cálculo de tamanho de mercado os métodos mais comumente utilizados são: Top-down e Bottom-up
Top-down
Esse método que em português significa "de cima para baixo", visa a arquitetura da gestão que começa por uma abordagem geral e desce até níveis específicos, nesse método são levados em consideração informações que geralmente vêm de pesquisas de mercado ou relatórios divulgados por associações e empresas de um determinado setor. Essas informações podem ser encontradas na internet, por exemplo, em site de consultoria e associações.
Bottom-up
No método Bottom-up, que em português significa "de baixo pra cima", é o próprio empreendedor quem calcula o tamanho de mercado multiplicando a quantidade de clientes do segmento pela receita média de cada um. Essas informações podem ser encontradas, por exemplo, em relatórios de empresas que possuem capital aberto, em pesquisas do setor e através de agências especializadas.