O Ouro é um ativo bastante procurado em momentos de crises mundiais para proteger a carteira do investidor, pois possui uma reserva de valor durável, alta liquidez em mercados internacionais e é uma boa forma de diversificar a carteira.
Qual o código do ativo do ouro?
Uma das maneiras de negociar Ouro na Bolsa é através do contrato OZ1D.
Esse contrato equivale a 250 gramas de ouro com um grau de 99,99% de pureza e permite que o investidor faça a retirada física do metal em uma data pré-estabelecida.
A entrega física do Ouro é feita na forma de um lingote fundido por uma empresa refinadora e custodiado em uma instituição depositária, ambas as empresas são credenciadas pela B3.
Não é necessário fazer a retirada do metal, caso o investidor queira uma maior segurança, é possível deixá-lo sob custódia em uma instituição bancária.
Como negociar?
Nem todas as corretoras disponibilizam a negociação desse ativo, por isso é necessário verificar antes na sua corretora.
A negociação desse ativo não é feita através de HomeBroker, geralmente essa opção está disponível por meios de canais específicos, portanto, é necessário entrar em contato com sua corretora informando o interesse de comprar o ativo, verificando assim também as taxas envolvidas na negociação.
Quanto dinheiro preciso ter para comprar Ouro?
O ouro é negociado em gramas, seu cálculo é feito com base no preço do grama em Nova York (em dólar) multiplicado pela cotação atual do dólar.
O OZ1D equivale a 250 gramas de ouro, ou seja, supondo que o preço da grama esteja sendo negociado a R$340 você precisar precisará de R$85000 para comprar uma unidade do ativo.
Há também lotes menores de ouro, como o OZ2D, que equivale a 10 gramas e o OZ3D que corresponde a 0,225 gramas.
Vale lembrar que nos casos dos lotes OZ2D e OZ3D não é permitida a retirada física do produto, exceto se a quantidade de ativos chegar a 250 gramas.