A Taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia e é a base usada em quase todas as outras taxas de juros no Brasil, como por exemplo, as taxas de financiamentos, empréstimos, retorno de aplicações financeiras, etc.
De onde vem essa taxa?
Essa taxa está ligada aos juros dos títulos públicos oferecidos pelo governo em um sistema virtual onde diariamente os títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos por instituições financeiras. Esse sistema é chamado Sistema Especial de Liquidação e Custódia, daí a sigla Selic
Como o valor da taxa é determinado?
Essa determinação é feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), que se reune a cada 45 dias para definir seu valor levando em consideração inúmeros indicadores financeiros do país.
História da Taxa Selic
A Taxa Selic foi criada em 1979. Naquela época nossa economia passava por um período de hiperinflação. Sua criação foi para ajudar a controlar a inflação daquele período, pois se o Banco Central do Brasil alterar essa taxa resultará em uma alta ou queda da inflação.
Quando o Banco Central aumenta a Taxa Selic, isso acaba desacelerando a economia, impedindo uma alta da inflação. Por outro lado, quando o governo a diminue, isso estimula o consumo, visando um aumento da inflação, quando a mesma se encontra abaixo da meta.
Isso tudo faz com que a Selic além de ser uma ferramenta para controlar nossa inflação, sirva também como um indicador da situação economica do país.