A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento que utiliza os resultados obtidos mediante os valores das receitas e despesas operacionais, para disponibilizar uma perspectiva do desempenho financeiro da organização.
Dessa maneira, a DRE serve como uma demonstração financeira indicando o lucro ou prejuízo da empresa durante um determinado período.
A Demonstração do Resultado do Exercício é obrigatória para todas as organizações brasileiras, de acordo com a lei n° 11.638/07 e deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência, Dessa forma, ela deve ser elaborada ao menos uma vez por ano.
Como interpretar a DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício permite a administração dos negócios de uma empresa seja analisada, além de indicar se as estratégias de faturamento e os gastos operacionais estão sendo bem direcionados, uma vez que, através dos resultados do relatório contábil do exercício será possível realizar modificações para aumentar os lucros e/ou diminuir prejuízos.
Algumas informações obtidaas pelo relatório podem contribuir para a análise financeira da empresa, dentre eles estão por exemplo:
Variação de receitas: esse índice mostra as variações positivas e negativas que podem impactar no futuro da empresa;
Despesas diretas e margem de contribuição: se esse indicador estvier negativo é importante analisar os custos das operações, já que, ele indica se as despesas operacionais da organização estão muito custosas.
Indicadores de eficiência: dentre os indicadores de eficiencia estão a margem ebit e margem líquida, que podem ajudar a avaliar a performance da empresa.
A DRE pode ser obtida através do site de relação com os investidores da empresa e também no site da B3.
Quais informações constam na DRE?
A estrutura da DRE é composta por alguns items:
Receita Bruta: representa o saldo de todas as entradas da empresa como, capital recebido da venda de produtos e serviços, e também, os valores de caixa;
Custos: são as despesas adquiridas na produção de itens ou serviços da empresa;
Despesas Operacionais: são os gastos ligados aos objetivos da organização, ou seja, estão relacionados ao objeto social da empresa;
Lucro Operacional: é a diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais;
Resultado não-operacional: é a diferença entre as receitas não-operacionais e as despesas não-operacionais;
Lucro pré-recolhimento do Imposto de Renda: é o lucro sem contar com a dedução do valor do Imposto de Renda;
Impostos: são impostos referente a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda;
Resultado líquido: é o lucro e prejuízo líquido da empresa após a soma de todos os descontos.