O Dividend Yield que em portugues significa Rendimento de Dividendos, é um indicador bastante usado para avaliar a performance de uma organização mediante os proventos pagos aos acionistas da empresa nos últimos 12 meses.
Através desse indicador é posssível avaliar o retorno da ação de acordo com os proventos pagos por dividendos. Sendo assim uma forma de avaliar a performance da empresa.
Interpretando o Dividend Yield
É importante entender que nem sempre as empresas com prejuizos ou desaceleração de crescimento irão necessariamente diminuir os proventos pagos através dos dividendos
Por isso é importante fazer comparativos de Dividend Yield com outras empresas do mesmo setor. Já que muitas vezes organizações que possuam baixas cotações, geralmente, podem oferecer maiores taxas de proventos mesmo com pouca lucratividade. Portanto, analisar apenas um indicador ou uma empresa pode acabar dando uma noção um pouco distante da realidade.
Como fazer o cálculo
Para calcular o DY é preciso ter o valor da ação e o valor de proventos pagos por ação pela empresa nos últimos 12 meses.
Com os valores em mãos, basta dividr o valor de proventos pagos pelo preço atual da ação e multiplicar por 100 para trasnformar o valor em porcentagem.
Fórmula:
Dividend Yield (DY) = Dividendos por ação / Preço da ação X 100
Exemplo:
Se uma empresa pagou R$5,00 de dividendos por ação e o preço da ação for de R$30,00, teremos como resultado um Dividend Yield de 16,66
5 / 30 * 100 = 16,66
Vale ressaltar que algums pontos desse indicador, como o fato de que o DY varia de forma inversa à cotação do papel. Ou seja, quanto menor for o valor da cotação da ação da empresa, maior será o seu indicador DY, e quanto maior for a cotação, menores serão os dividendos.
Pode acontecer também de uma empresa com prejuízos pagar bons proventos com o objetivo de atrair capital.
Sendo assim, é possivel que em algumas situações a empresa pareça ser uma boa pagadora de dividendos, quando, na relidade não é.
Para uma maior precisa na análise do Dividend Yield é importante comparar empresas do mesmo setor, já que estão sujeitas aos mesmos tipos de características, potenciais de crescimento e desafios.