O indicador P/L, que significa Preço/Lucro, é usado para avaliar se o preço da uma ação de uma empresa está barata ou cara.
Como é calculado O P/L?
O cálculo para obter o valor do P/L é bem simples, bastando dividir o preço da ação pelo lucro médio da ação no ano.
O cálculo é feito com a seguinte fórmula:
P/L = Preço da ação / Lucro por ação
Exemplo de cálculo do P/L
Se a ação de uma empresa está custando R$20,00 e o seu lucro anual por cada ação é de R$5,00, significa que seu P/L é de 4 (resultado da divisão 20/5). Com base nisso podemos concluir que seriam necessários 4 anos para que o lucro de uma empresa igualasse o valor da ação, ou seja, seriam necessários 4 anos para dobrar o valor de dinheiro investido.
Interpretando o múltiplo preço/ lucro
O P/L é um importante indicador para saber o quanto o mercado está disposto a pagar pelos ganhos de uma empresa. Desse modo um P/L alto pode indicar que o mercado está otimista em relação a empresa, estando disposto a pagar um valor mais alto pela ação em relação ao lucro obtido por ela.
Já um P/L baixo pode indicar que o mercado não está muito confiante em relação ao mercado da empresa. Mas também pode indicar uma boa oportunidade de investimento que ainda não foi notada por muitos investidores.
Pontos de atenção
Vale lembrar que nem todo o lucro das empresas são repassadas aos acionistas. Por isso, é importante conhecer a política de distribuição de dividendo de cada empresa.
Outo ponto importante é que apesar do P/L ser um bom indicador de valuation, ele deve ser usado como única informação para determinar o valor de uma empresa, sendo necessário uma análise mais profunda junto com outros indicadores para obter-se um resultado mais realista.
Para uma maior precisa na análise do P/L é importante comparar empresas do mesmo setor, já que estão sujeitas aos mesmos tipos de características, potenciais de crescimento e desafios.