O ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre Patrimônio Líquido, é um indicador que representa o lucro de determinada empresa em relação ao seu patrimônio líquido. Ou seja, ele mede a quantidade de valor que uma empresa consegue criar com o patrimônio total que possui, levando em conta inclusive os recursos investidos pelos acionistas.
Como é calculado o ROE?
A fórmula para calcular o ROE é bem simples, basta dividir o resultado líquido de lucros dos últimos 12 meses pelo patrimônio líquido médio (total de ativos menos o total de passivos). Seu valor é expresso em porcentagem.
ROE = Resultado Líquido / Patrimônio Líquido
Como interpretar o valor do ROE?
O ROE serve como um demonstrativo de eficiência da empresa na aplicação de seus recursos próprios. Permitindo dessa forma que as informações interpretadas por ele contribuam para a identificação da qualidade da gestão financeira da empresa.
Empresas com um ROE alto, geralmente usam seus recursos de forma produtiva. Já as que tem um ROE baixo, possivelmente tem algum sinal negativo sobre como a gestão financeira da empresa é executada.
Vale ressaltar também que o ROE não deve analisado de forma isolada já que suas informações fazem parte de um conjunto de fatores que determinam a qualidade da gestão financeira da empresa.
Empresas de commodities, por exemplo, geralmente tem uma necessidade de investimentos de grandes proporções para expandirem suas atividades podem apresentar um ROE menor que empresas de outros setores que não tem a mesma necessidade.
É possível que uma empresa possua um percentual de ROE alto, mas tenha dívidas que comprometam a eficiência de suas atividades.