O que é CDI e qual a importância dessa taxa para o mercado

O que é CDI e qual a importância dessa taxa para o mercado

O que é CDI e qual a importância dessa taxa para o mercado

O CDI é uma das principais taxas do mercado financeiro que podem afetar seu dinheiro, portanto é importante entender como ela funciona.

Basicamente o CDI ou Certificado de Depósito Interbancário é um título emitido pelos bancos para a realização de operações de empréstimo entre si com um prazo de 24 horas para a devolução. Eles precisam desses empréstimos, pois de acordo com uma determinação do Banco Central, todo banco precisa fechar o caixa no final do dia com o saldo positivo. O que eventualmente não aconteceria, pois quando o volume de saques é maior que o de depósitos, o banco fica com o saldo negativo. Para evitar esse cenário os bancos pegam empréstimos de outros superavitários, pagando juros através do CDI.

Ou seja: o CDI é uma taxa que reflete o quanto os bancos estão ganhando por emprestar dinheiro para outros bancos

Essa operação garante que o mercado bancário tenha maior fluidez, já que as instituições podem se ajudar entre si. Além disso, o CDI auxilia o banco a garantir o cumprimento de todos os seus compromissos.

Dessa maneira, os correntistas do banco ficam protegidos e os possíveis impactos em todo o sistema financeiro são mitigados.

CDI hoje

As operações de CDI ocorrem diariamente e, por isso, a Taxa DI também é calculada todos os dias pela Cetip, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. 

Por isso, se você quiser consultar a taxa do CDI hoje, basta acessar a página da B3

Conclusão

É necessário acompanhar periodicamente a taxa de CDI para reavaliar sua estratégia de investimento, pois o CDI em queda significa menos rendimentos para compor e ampliar o seu patrimônio.